Atenção! Este website utiliza cookies e/ou tecnologias similares.

Se continua a utilizar o nosso website, está de acordo com esta política.

Compreendi
Aviso Metereológico
meteo Verde

A Frente MarFunchal aposta, como de resto vem fazendo em prévias temporadas altas de praia e não só, na sensibilização da comunidade para a prevenção como forma de luta contra o cancro da pele, um problema de saúde pública.

Ciente de que o cancro cutâneo é o mais comum do mundo, sendo causado, de um modo geral, por uma excessiva exposição aos raios UV do sol ao longo do tempo, a FMF apoia, mais uma vez, a campanha que a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia e a Direção Geral de Saúde, desenvolve no terreno com vista à redução de comportamentos de risco e à promoção da prática do autoexame da pele.

Isto porque o cancro cutâneo é curável se for diagnosticado e tratado precocemente!

Ora, é importante perceber que as lesões cancerígenas são suscetíveis de aparecer em lugares expostos ao (UVA e UVB) sol, como a cara, pescoço, costas e membros.

Além disso, é mais comum em pessoas com mais de 50 anos, mas todos podem ser afetados.

A incidência de todas as formas de cancro da pele está a aumentar. Mas, reconhece-se que os cancros não melanoma ainda são subnotificados nas estatísticas oficiais, mascarando os números reais sobre a incidência.

Então, é importante que saiba que o cancro de pele é uma das formas de cancro mais tratáveis, com uma taxa de recuperação muito alta. Só que, a consciência pública sobre os sintomas deste cancro é baixo, dificultando a deteção precoce, que é muito importante e pode mesmo salvar vidas.

Conhecer, distinguir, examinar e agir…

Saiba igualmente que a realização periódica do autoexame da pele para o diagnóstico precoce das neoplasias cutâneas é essencial, bem como conhecer como se proteger de forma adequada do Sol, como distinguir os sinais sem risco (benignos) dos sinais com risco de cancro ou já mesmo os cancros da pele (malignos).

Saiba também que com as expressões “cancro da pele” ou “cancro cutâneo” são designadas a várias formas diferentes da doença, cada uma dos quais tem sintomas específicos, tratamentos e gravidade.

Saiba ainda que a prevenção primária consiste em evitar ficarmos doentes, ou seja, impedir que o desenvolvimento do cancro aconteça, e que no caso do particular do cancro da pele, isso faz-se basicamente limitando a exposição aos raios UV solares.

Já as principais medidas de proteção contra a radiação solar incluem o uso de roupas que forneçam proteção solar, evitar a exposição solar direta entre as 11 e 15 horas durante o verão (quando a radiação UV atinge o seu pico), procurar a sombra e aplicar regularmente protetor solar.

Especial cuidado deve ser tomado com as crianças, pois a sobre-exposição solar durante a infância aumenta o risco de desenvolver cancro da pele ao longo da vida.

Quanto à prevenção secundária, esta passa pela deteção oportuna do cancro da pele nas suas fases iniciais, para que possa ser tratado com sucesso, envolvendo o autoexame regular, o conhecimento dos seus próprios fatores de risco e a consulta regular por um dermatologista para um “check-up” à pele.

Cada vez que for à praia ou desenvolver um trabalho ou atividade ao ar livre, de lazer, desporto, nas férias ou no trabalho não esqueça que o Sol é amigo, no início ou final do dia, mas é nocivo a meio do dia, sobretudo quando as temperaturas são elevadas e muito em particular quando os UV (ultravioleta) estão elevados.

Por último, saiba mais em www.euromelanoma.org/portugal e www.apcancrocutaneo.pt

Meta-se na sua pele!

 

julho 2019
Sb D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
  • Aberto Túnel Doca - Formosa

    A Frente MarFunchal informa os utentes residentes e visitantes que o túnel que faz a ligação entre o Complexo Balnear Poças do Gomes (conhecido popularmente por Doca do Cavacas) e a Praia Formosa está aberto, todos os dias, entre as 8 e as 22 horas.

  • Obras de beneficiação na Praia de São Tiago

    Com vista à melhoria progressiva das condições de conforto nos espaços sob sua alçada e de encontro às sugestões dos utentes, a Frente Mar Funchal inicia, a partir da próxima segunda-feira 15, um período de obras de beneficiação na Praia de São Tiago. A intervenção nesta praia de acesso gratuito abrange o reposicionamento dos duches e pinturas diversas, tendo conclusão prevista a 31 de julho.  

  • POÇAS DO GOMES ENCERRA PARA INTERVENÇÃO NA ESCARPA

    A Frente MarFunchal informa que o Complexo Balnear Poças do Gomes estará encerrado durante todo o dia 24 do mês em curso, para a realização de uma intervenção inadiável na escarpa sobranceira a esta praia. A obra realiza-se no sentido de garantir as melhores condições de segurança para os utentes. Neste sentido, o túnel entre o referido complexo balnear e a praia Formosa estará também interdito enquanto decorrerem os trabalhos dos rocheiros. A FMF lamenta qualquer transtorno ou incómodo e agradece a compreensão de residentes e visitantes.  

pay-methods