Atenção! Este website utiliza cookies e/ou tecnologias similares.

Se continua a utilizar o nosso website, está de acordo com esta política.

Compreendi
Aviso Metereológico
meteo Verde

Notícias

A Frente MarFunchal  foi agraciada com o segundo lugar do Prémio de Boas Práticas Ambientais 2019, atribuído pela Associação da Bandeira Azul (ABAE) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por esta empresa municipal, no âmbito dos Centros Azuis, nas praias da cidade do Funchal.

A prática ambiental premiada foi a peça de teatro “A Menina do Mar num Mar de Plástico”, inspirada na obra “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX que este ano comemora o centenário do seu nascimento a 6 de novembro de 1919, na cidade do Porto.

A peça escrita por Roberto Merino, dirigida e encenada pelo nosso técnico de educação ambiental Hugo Andrade e que contou no seu elenco com 12 crianças e jovens, visou alertar os seus mais de 1000 espetadores para os malefícios da poluição dos oceanos por via da ação humana, nomeadamente pela proliferação de plásticos e lixos domésticos nocivos para o ecossistema marinho.

Os prémios de Boas Práticas Ambientais da ABAE para o ano em curso serão entregues já esta sexta-feira, dia 15, durante o Seminário Bandeira Azul 2019, a ter lugar no Parque Biológico de Gaia.

 

A Identidade Visual da Praia do Gorgulho nasceu em comunhão com a marca mãe "Frente MarFunchal".

Inspirado na paisagem que se avista desde a praia, o logótipo inclui o emblemático Ilhéu do Gorgulho, um elemento representado mediante um grafismo simples e equilibrado, em tons de azul, predominantemente frios.

A letra empregue no logo, assumidamente informal, exprime o ambiente desta praia pública: um espaço digno, prático e sóbrio onde pode desfrutar-se de um bom mergulho.

 

A Identidade Visual da Praia de São nasceu em comunhão com a marca mãe "Frente MarFunchal".

Facilmente reconhecível pelo uso das janelas arquitetónicas caraterísticas do Forte de São Tiago, o logo da praia popular com o mesmo nome inclui também a linha de água e o elemento sol.

A dimensão da história que representa está presente no tipo de letra selecionado, com fontes mais formais e em maiúsculas.

Em termos cromáticos, recorreu-se aos tons ocres do próprio Forte e do Sol, acrescidos do tom azul ultramarino no elemento da linha de água.

 

A Identidade Visual do Complexo Balnear do Lido Poente nasceu em comunhão com a marca mãe "Frente MarFunchal".

Centrada no emblemático Fortim do Lido, a logomarca do Complexo Balnear do Lido Poente inclui este elemento arquitetónico e histórico na identidade visual desta praia, representada através de um grafismo simples, equilibrado, com o Sol por detrás, num registo de cenário de entardecer.

As tonalidades eleitas para o Lido Poente são quentes, mantendo porém a frescura dos azuis.

Cuidadosamente escolhido, o tipo de letra evoca o ambiente despretensioso deste complexo balnear público, aliando sobriedade à simplicidade.

 

A Identidade Visual do Complexo Balnear Poças do Gomes nasceu em comunhão com a marca mãe "Frente MarFunchal".

Uma das pontes que une as rochas que formam as piscinas naturais são o detalhe arquitetónico em destaque na logo-marca da praia também conhecida popularmente como Doca do Cavacas.

Acresce ainda um grafismo minimal da escadaria e também o sol como fundo.

As escolhas cromáticas voltam a incidir na frescura dos tons azuis, presentes na marca mãe, e no calor do amarelo representativo do sol.

 

A aposta para a Identidade Visual do mítico Complexo Balnear do Lido, que nasceu também em comunhão com o logo institucional da chancela "Frente MarFunchal, foi o revivalismo de uma marca que durou décadas.

Nesta renovação da marca anterior sintetizam-se cores e grafismo, acrescentando dois elementos novos, a saber: a forma circular amarela indicativa do Sol e a assinatura “complexo balnear”.

Como denominador comum mantém-se a linha ondulada, que unifica todas as marcas das praias sob alçada da FMF.

Destaque para o pormenor da representação da localização ‘sui generis’ do complexo balnear do Lido, edificado sobre a linha do horizonte atlântico.

 

A identidade visual do Complexo Balnear da Praia Formosa nasceu em comunhão com a marca mãe "Frente MarFunchal".

Na imagem criada para a mais popular das praias públicas funchalenses - a Formosa- inclui-se o elemento dominante no espaço (calhau), que assume protagonismo nesta identidade, em paralelo com a efervescência produzida pelo borbulhar da rebentação das ondas.

Este complexo balnear engloba, na verdade, cinco praias: Nascente, Formosa, Nova, dos Namorados e Areeiro.

Por isso, o grafismo criado regista em síntese estes conceitos representados por cinco calhaus circundados por um 'outline' gerador de dimensão e dinamismo e coroado pelo elemento sol.

Na tipografia recorreu-se à conjugação de três tipos de letra leves, complementares e equilibrados.

Na palete de cores, além dos azuis e do amarelo, sobressai a presença do cinza, evocativo da cor escura do calhau e dos areais.

 

A identidade visual do Complexo Balnear da Ponta Gorda nasceu em comunhão com a marca mãe "Frente MarFunchal".

Sendo uma praia procurada por muitas famílias madeirenses e turistas, a imagem visual da Ponta Gorda inspirou-se no escorrega que é parte integrante da piscina infantil.

Ficou assim registada na logo-marca a dinâmica mais expressiva deste espaço balnear, que oferece áreas pensadas para os mais novos, sem descurar outros públicos.

Há também uma evocação gráfica e cromática do mar que entra na piscina natural do complexo e do ambiente descontraído deste espaço, traduzido igualmente pelas escolhas dos tipos de letra empregues e pela harmonia cromática entre os frescos azuis e a calidez do amarelo, que além de estar presente no sol, é uma tonalidade que faz apontamentos no pavimento do solário.