Atenção! Este website utiliza cookies e/ou tecnologias similares.

Se continua a utilizar o nosso website, está de acordo com esta política.

Compreendi
Aviso Metereológico
meteo Verde

A Frente MarFunchal, E. M. desenvolveu, em parceria com o Departamento de Educação da Câmara Municipal do Funchal, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a Polícia Marítima, uma ação de sensibilização para as crianças do pré escolar da Escola Básica - Pré Escolar Visconde Cacongo denominada "Comportamentos assertivos na Praia".

A iniciativa pretende dar a conhecer as regras de segurança inerentes às praias e complexos balneares, o papel do Nadador Salvador, assim como alguns cuidados a ter em termos de higiene, segurança, alimentação e exposição solar.

Numa primeira abordagem, o Dr. Sérgio Gomes da Câmara Municipal do Funchal falou sobre os cuidados a ter, numa ida à praia. As crianças estiveram muito atentas e interessadas nas regras de saúde e higiene, nomeadamente, cuidados com a exposição solar, alimentação e o significado das Bandeiras que podem existir numa praia.
O Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior realçou a importância destas ações de sensibilização na educação dos nossos jovens.

Depois, a autoridade marítima animou os alunos da escola, com a demonstração prática do papel do Nadador Salvador, do "patrão" de uma embarcação de socorro e de um condutor de uma moto de água de socorro. Os agentes João e Jorge equiparam-se a rigor, demonstrando as diferentes fardas e tarefas de cada "profissão". Para surpresa dos jovens alunos, o patrão mor Simão falou ainda das regras de segurança na praia, no significado das Bandeiras Verde, Amarela, Vermelha ou Xadrez e fez uma demonstração prática da utilização dos diferentes equipamentos de salvamento, como a boia torpedo ou o plano rígido.

Por fim, o administrador da Frente MarFunchal, E. M. convidou os alunos a ir às praias do Funchal e a pôr em prática as regras e cuidados que foram transmitidos, quer pelo Dr. Sérgio, quer pelo Patrão Mor Simão e os agentes João e Jorge da Polícia Marítima. Salientou ainda a importância das ações de sensibilização para incutir nas crianças as regras de segurança. Agradeceu ainda à Escola por estar recetiva a este tipo de ações e à participação do Departamento de Educação da Câmara Municipal do Funchal assim como à Capitania do Porto do Funchal.