Block [frente-rotator] not found!

Os complexos balneares da Ponta Gorda, Lido e Formosa, a exemplo de anos anteriores, foram contemplados com o Galardão “Praia Acessível, Praia para Todos” uma vez que todos eles dispõem de um conjunto de condições de acessibilidade que permitem o seu uso em segurança, com conforto, autonomia e independência universal às pessoas com dificuldades de locomoção ou com mobilidade reduzida.

Os referidos complexos balneares possuem as condições determinantes para a classificação de uma zona balnear como acessível, nomeadamente, por apresentarem a possibilidade de acesso pedonal e através de viatura própria à zona balnear, lugares de estacionamento reservado, sinalética, fácil acesso pedonal à praia propriamente dita, percurso acessível a uma pessoa em cadeira de rodas às instalações sanitárias adaptadas, ao posto de primeiros socorros, à zona de toldos/chapéus de sol e o mais próximo possível da água.

Sendo uma meta da Frente MarFunchal que as nossas praias e complexos balneares sejam espaços inclusivos para que TODOS possam usufruir dos serviços que ofertamos, temos, além do exigido, programas e equipamentos que contribuem para promover a acessibilidade e a qualidade ambiental.

Os nossos complexos balneares dispõem de vestiários, balneários e duches acessíveis, bar/restaurante com esplanadas que permitem a fácil utilização por pessoas em cadeira de rodas, Centro Azul/ “biblioteca” de praia, onde são desenvolvidas atividades lúdicas integradoras.

O acesso a todos estes espaços é facilitado por rampas ou através de entradas de nível.

Dispomos de serviço de espreguiçadeiras e guarda-sóis amovíveis que permitem ao utente escolher a zona onde quer permanecer. Facultamos apoios anfíbios para o banho, sem custo adicional.

Melhorámos ainda a qualidade da informação prestada ao público sobre as condições de acessibilidade e os serviços disponibilizados em cada zona balnear, mediante a colocação de placas à entrada da praia, e nas páginas online, onde consta o contacto telefónico específico para o serviço de apoio ao cliente.

  

 

Mais do que um serviço público de excelência, a Frente MarFunchal pretende fomentar a inclusão e o usufruto dos espaços públicos para todos, com vista à promoção do turismo de inclusão, um dos nossos objetivos para 2017.
Assim sendo o Complexo Balnear do Lido, da Ponta Gorda e a Praia Formosa são praias para TODOS e acessíveis, adaptadas para receber utentes com mobilidade individual seja reduzida.
A Praia Formosa detentora do estatuto de praia adaptada a cidadãos invisuais e a cidadãos com dificuldades de locomoção, atesta assim as boas condições de acessibilidade a indivíduos com condicionalismos físicos desde o passadiço de acesso à praia, o sistema audioplage, as três cadeiras anfíbias que permitem o acesso ao mar, e a áreas de vestiários, duches e sanitários adaptadas.
A Frente MarFunchal orgulha-se pela Praia Formosa ser pioneira em Portugal na utilização do sistema audioplage, é a única do país adaptada a invisuais.
Equipamento Audioplage: A Praia Formosa é piorneira na utilização do sistema audioplage, ou seja é a primeira e única praia do país adaptada a invisuais. O sistema audioplage é uma tecnologia que dá autonomia e segurança a pessoas invisuais, permitindo-lhe aceder ao mar e nadar com tranquilidade, de forma autónoma. As boias colocadas no mar, a uma distância de 15 metros umas das outras, estão equipadas com um sensor áudio que comunica com a bracelete que os utilizadores colocam no pulso. Este sistema fornece ao utente a localização exata em relação às boias, à praia e à profundidade do mar, bastando para isso ouvir a mensagem ao premir um botão existente na pulseia. Um outro, de emergência, transmite para o equipamento colocado na praia, que desencadeia de imediato o auxílio ao utilizador.
A par do equipamento de audioplage, a Praia Formosa está dotada de sinalética específica com sistema de leitura em Braille, quer em português quer em inglês.
O Complexo Balnear da Ponta Gorda une os esforços na promoção da mobilidade individual, procurando fomentar a inclusão e o usufruto do espaço a todos.

Elevador Móvel: A Frente MarFunchal adquiriu um elevador móvel para a piscina da Ponta Gorda, com o propósito de dar mais autonomia às pessoas com mobilidade reduzida. Pode ser colocada em qualquer zona periférica da piscina. Tem repousa braços, descansa pés e cinta de estabilidade, para dar mais suavidade e uma maior sensação de segurança nas entradas e saídas da piscina. O comando de controlo pode ser operado pelo próprio utilizador, dando-lhe mais autonomia.

O Complexo Balnear do Lido, recém-reinaugurado, é o terceiro espaço candidato ao Galardão Praia Acessível – Praia para Todos. As obras que reergueram o complexo assolado pela intempérie de fevereiro de 2010 foram projetadas com vista a que o complexo fosse acessível a todos, com rampas de acesso à zona da piscina, elevador, sanitários e vestiários e duches adaptados. Foram adquiridas cadeiras anfíbias que permitem andar facilmente em qualquer tipo de solo e flutuar na água, para que assim todos os utentes, independente das suas restrições de mobilidade, possam banhar-se na icónica piscina do Lido.

Cadeiras anfíbias: O Complexo Balnear do Lido está dotado de uma cadeira anfíbia. Esta cadeira permite andar com facilidade nos vários tipos de solo e flutuar na água, permitindo assim, que utentes com mobilidade reduzida possam banhar-se em águas calmas.

A Frente MarFunchal tem ainda encomendadas canadianas anfíbias, com ponteiras mais largas, permitem um auxilio mais seguro em espaços molhados e podem ser levadas para o mar e/ou piscina porque flutuam. Dependendo da reposição do stock do fornecedor, ambicionamos que até ao início da época balnear de 2017 já estejam operacionais nas três praias/ complexos balneares com o galardão Praia Acessível.

P Acess

PF Acess

PF Acessi

novembro 2019
Sb D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
  • Aberto Túnel Doca - Formosa

    A Frente MarFunchal informa os utentes residentes e visitantes que o túnel que faz a ligação entre o Complexo Balnear Poças do Gomes (conhecido popularmente por Doca do Cavacas) e a Praia Formosa está aberto, todos os dias, entre as 8 e as 22 horas.

  • Obras de beneficiação na Praia de São Tiago

    Com vista à melhoria progressiva das condições de conforto nos espaços sob sua alçada e de encontro às sugestões dos utentes, a Frente Mar Funchal inicia, a partir da próxima segunda-feira 15, um período de obras de beneficiação na Praia de São Tiago. A intervenção nesta praia de acesso gratuito abrange o reposicionamento dos duches e pinturas diversas, tendo conclusão prevista a 31 de julho.  

  • POÇAS DO GOMES ENCERRA PARA INTERVENÇÃO NA ESCARPA

    A Frente MarFunchal informa que o Complexo Balnear Poças do Gomes estará encerrado durante todo o dia 24 do mês em curso, para a realização de uma intervenção inadiável na escarpa sobranceira a esta praia. A obra realiza-se no sentido de garantir as melhores condições de segurança para os utentes. Neste sentido, o túnel entre o referido complexo balnear e a praia Formosa estará também interdito enquanto decorrerem os trabalhos dos rocheiros. A FMF lamenta qualquer transtorno ou incómodo e agradece a compreensão de residentes e visitantes.  

pay-methods